Lei 10693 2003
Integrando Conhecimentos – UFVJM – Campos do Mucuri
Teófilo Otoni – MG – 08 a 10 de Abril de 2013
A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO VALE DO MUCURI PARA A EFICÁCIA DA LEI FERDERAL 10.639/2003
Allen Djames Prates da Silva
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
allendjamesprofessor@hotmail.com
Orientadora: Felismina Dalva Teixeira Silva
felismina.dalva@ufvjm.edu.br
Grande área: Ciências Humanas
Categoria: Pesquisa
A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO VALE DO MUCURI PARA A EFICÁCIA DA LEI FERDERAL 10.639/2003
Palavras Chaves: Professor, Lei 10.639/2003, Relações étnico-raciais.
Introdução
A Lei 10.639/2003 traz no seu escopo à inclusão no currículo oficial da rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro – Brasileira”. A normativa prevê a obrigatoriedade da temática nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, tornando obrigatório o ensino sobre História e cultura Afro – Brasileira. A Lei 10.639/2003 preenche todos os requisitos legais para sua existência, desde sua legitimidade, validade e conteúdo. Entretanto, como qualquer lei pode apresentar efeitos positivos e negativos no que tange a efetividade que produzira no mundo social.
Cavalieri Filho defende que quando a norma é eficaz, ela produz normalmente efeitos positivos e dentre esses efeitos encontra-se o caráter educativo, ou seja, à medida que vai sendo conhecida, vai educando e esclarecendo a opinião da sociedade. (CAVALIERI FILHO, 2001).
O sistema brasileiro de ensino, elevado a condição especial de ser o lugar em que as políticas públicas podem ser efetivadas, torna-se o centro das atenções daqueles diretamente interessados numa educação que contemple as diferenças.
Há uma determinação a ser cumprida pelas escolas, corroborada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico – raciais e para o ensino