sensores
Conteúdo
Introdução: 3
a)Sensores Mecânicos 3
b)Sensores tipo Reed-Switch 4
c)Sensores Fotoelétricos 5
Fotocélulas 5
Fotodiodos 5
Fototransistores 6
d)Encoders Ópticos 7
e)Sensores de Imagem 8
f)Sensores Ópticos de Medida 9
g)Sensores Térmicos 9
h)Sensores de Presença 10
j)Sensores Capacitivos 10
k)Sensores de Pressão 10
l)Sensores de Gases 11
m)Sensores Indutivos 11
n)Sensores de Efeito Hall 11
Conclusão 12
Bibliografia: 12
Introdução:
Uma infinidade de equipamentos eletrônicos depende de um interfaceamento com o mundo exterior para funcionar. Aqui apresento uma análise bastante resumida dos principais tipos de sensores que existe no mercado, analisando o seu funcionamento e uso.
Existem diversos tipos de sensores utilizados em equipamentos eletrônicos. Podemos usar simples chaves ou dispositivos de acionamento momentâneo do tipo mecânico, até transdutores especiais que convertem alguma grandeza física numa grandeza elétrica como, por exemplo, uma tensão.
Esses sensores servem para informar um circuito eletrônico a respeito um evento que ocorra externamente, sobre o qual ele deva atuar, ou a partir do qual ele deva comandar uma determinada ação.
Equipamentos mais simples podem usar apenas um sensor, mas um robô, uma máquina industrial ou um equipamento médico complexo podem empregar muitos sensores e de tipos diferentes.
A seguir, está relacionado os principais tipos de sensores que encontramos nas aplicações eletrônicas, com suas características e aplicações. Seria impossível, pela quantidade, abordar todos os sensores existentes.
a)Sensores Mecânicos
Denominamos sensores mecânicos aqueles que sensoriam movimentos, posições ou presença usando recursos mecânicos como, por exemplo, chaves (switches).
Nessa categoria incluimos os micro-switches e chaves de fim de curso, como os exibidos na figura.
Esses sensores, como o nome sugere, são interruptores ou mesmo chaves comutadoras que atuam sobre um circuito