sensores
Sensores são equipamentos pelos quais o controlador monitora o processo.São transdutores, pois realizam a conversão de grandezas físicas em grandezas elétricas.
Sensor de luminosidade
O sensor de luminosidade é um equipamento eletrônico capaz de regular o funcionamento de um dispositivo eletrônico qualquer, mediante a quantidade de luz irradiada no ambiente.
O sensor de luminosidade baseia-se no uso do LDR, que é um tipo especial de resistor, cuja resistência é inversamente proporcional à quantidade de luz que incide sobre o mesmo.
Aplicação: Economia de energia, Iluminação pública, Controle de iluminação em ambientes abertos ou fechados.
Características A energia luminosa desloca elétrons da camada de valência para a de condução aumentando o número destes, diminuindo a resistência.
Especificações: Resistência à luz: 10 lux 20 – 100 KΩ 100 lux Typ.
Dissipação de potência 60 – 90 mW
Faixa de temperatura (operação) -30°C +70°C
Vantagens e desvantagens
Apesar de ser um semicondutor, não possui junções PN, de forma que pode ser utilizado em CA. Sensibilidade (utilizado onde o nível de iluminação é baixo). Tempo de resposta
Sensores de temperatura
A temperatura exerce uma função vital em muitos processos industriais e por isso uma medição precisa é uma necessidade. Temperaturas imprecisas podem causar grandes conseqüências fatais, como reduzir a vida útil do seu equipamento com superaquecimento de apenas alguns graus. A linha Danfoss inclui sensores de temperatura e transmissores e ajuda a fazer a diferença nos resultados finais.
Recursos:
Alto grau de