Sensores
Sensores são emissores de sinal que detectam, com ou sem contato direto, movimentos de máquinas de produção e processamento, robôs, linhas de produção e dispositivos de transportes, convertendo-os em um sinal elétrico que será processado posteriormente por um controlador que gerencia o sistema.
A aplicação dos diferentes tipos de sensores deve levar em conta o tipo de evento a ser detectado, posicionamento e características particulares do objeto alvo da detecção.
Sensores capacitivos reconhecem qualquer tipo de material que esteja presente fisicamente no campo de detecção. Sensores indutivos reconhecem apenas materiais eletrocondutores. Sensores Ópticos detectam matérias e suas características, por exemplo, cor e tamanho.
1 SENSORES
A maioria dos elementos provedores de informações para os sistemas de automação industrial consiste de sensores. Aqui, vamos abordar os principais tipos utilizados no chão-de-fábrica enfocando, principalmente, as aplicações práticas.
1.1 Sensor magnético ou “Reed - switch”
Os sensores magnéticos são compostos por um contato feito de material ferro magnético (ferro, níquel, etc.) que é acionado na presença de um campo magnético (ímã permanente, por exemplo).
Figura 1 – Estrutura de um sensor magnético (Reed-switch)
Seu princípio de funcionamento é simples: quando um ímã aproxima-se do sensor, o campo magnético atrai as chapas de metal, fazendo com que o contato elétrico se feche. Esses sensores são muito utilizados para detectar fim-de-curso em sistemas automáticos.
Figura 2 – Símbolo do Reed-switch
1.2 Sensor capacitivo
Antes de explorarmos o sensor capacitivo, vamos relembrar alguns conceitos básicos sobre o capacitor. O capacitor é um componente eletrônico capaz de armazenar cargas elétricas. Por essa razão, ele opõem se as variações de tensão, e é muito utilizado como filtro em circuitos eletrônicos. Esse componente é composto por duas placas metálicas isoladas