Sensores na Área Ferroviária
Aluno: Aleph Macaullay Alves Carvalho n° 01 TSE Abr/2011
Disciplina: Controles Automatizados (CAU) Professor: Wellington
SENSORES NA ÁREA FERROVIÁRIA
Existem diversos exemplos do uso de sensores na área ferroviária e metroviária.
Inicialmente, podemos citar as portas automáticas, já em funcionamento em todas as estações da Linha 4 – Amarela, e em algumas outras de outras linhas. O sensor detecta o posicionamento do trem, para assim poder liberar a entrada e saída dos passageiros.
Podemos também citar os novos bloqueios colocados nas estações da Linha 4 que fazem integração com outras linhas, para contabilizar o número de passageiros que fazem “baldeação” entre as linhas. Ao invés do comum estilo de “catraca”, o bloqueio conta com um sensor que detecta a passagem da pessoa, e envia esse dado a um contador que fará a totalização de passageiros que mudaram de linha durante seu trajeto.
Além disso, existem exemplos de usos que poderão ser aplicados aos sensores futuramente.
Uma sugestão seria um sensor que detectasse a temperatura ambiente, e, assim, controlasse a temperatura do ar condicionado,variando a última em função da primeira.
Outra possível aplicação seria a instalação de sensores de presença nos banheiros, para que a luz seja ligada apenas quando houver alguém utilizando-o.
Assim como em outras áreas tecnológicas, o uso de sensores na área ferroviária e metroviária é muito extenso, e a tendência é crescer conforme crescem também a tecnologia e a preocupação com a segurança e conforto dos usuários, bem como o desenvolvimento de processos que economizem energia e causem menos impacto ambiental.
Novembro/2011