sensores industriais
Sensor de temperatura é aquele elemento que vai ´´sentir`` a temperatura e passar essa informação ao circuito de leitura .
A escolha de um sensor de temperatura para uma aplicação envolve a consideração de diversos fatores, que se mal avaliados podem levar a resultados inesperados e até mesmo desastrosos num projeto.
A medida de temperatura não é tão simples como muitos podem pensar a uma primeira vista. O simples fato dessa medida ser constituída por um simples valor analógico (que eventualmente deve ser convertido para a forma digital), não tira a importância de diversos fatores que podem afetar sua precisão.
De fato, a taxa de repetição com ela deve ser feita pode ser afetada por fatores como a massa térmica (inércia térmica), tempo necessário à medida, ruídos, além do uso correto dos algoritmos que vão ser usados no seu processamento.
Isso significa que o projetista precisa tomar muitos cuidados com a escolha do sensor apropriado, conforme a aplicação. Uma escolha correta lhe garante a medida precisa, na faixa de temperaturas desejada e no ambiente em que o siste ma deve operar.
existem alguns tipos de sensores operando por princípios diferentes:
-por variação de resistência: um material com coeficiente de dilatação térmica elevado recebe uma camada de material resistivo, ao aquecer ele aumenta o comprimento e a resistência ohmica altera.
-por efeito semi condutor: um diodo tem uma tensão de junção variável com a temperatura, mais ou menos 2mV por grau;
- ótico: uma "câmara" de infravermelho mede a quantidade de calor irradiada pelo corpo.
Estas variações são analisadas e processadas pelo circuito eletrônico associado e convertida em leituras e ou escalas num display, por exemplo.
A maioria dos sensores trabalha com a variação da resistência elétrica entre seus dois terminais. Essa resistência é que vai deixar passar corrente elétrica para circuitos eletrônicos que vão