a educação brasileira
Em Avaliação, lançamento da Editora Unesp, Denice Bárbara Catani e Rita de Cássia Gallego refletem sobre o processo de verificação de aprendizagem e sua real validade nas escolas brasileiras. O tema é tratado a partir de uma perspectiva crítica do modo como se tornou uma forma de legitimar o sucesso ou o fracasso de um aluno, atribuindo a ele uma nota.
Denice e Rita mostram que a avaliação tem dois sentidos diferentes: o de quem avalia e o de quem é avaliado. Enquanto o professor avalia o aluno, o aluno avalia o professor, assim como o coordenador. E este será avaliado pelos funcionários da escola.
No decorrer dos quatro capítulos, as educadoras recomendam que a avaliação escolar deixe de ser o instante em que o aluno precisa demonstrar sua competência, para se tornar comprometida com a aprendizagem dos alunos, visando sua formação e não somente uma classificação. Para isso, articulam dois conjuntos de significação do processo de avaliação: o das classificações e exames aos quais uma pessoa se submete ao longo da vida e o das experiências cotidianas, vinculadas ou não à escola.
Atentas ao quadro nacional, as autoras observam o surgimento de avaliações para reunir dados gerais sobre a qualidade do ensino brasileiro. Aplicadas a alunos, professores e instituições, permitem traçar um panorama de como a educação no país está evoluindo, e onde ainda necessita reparos, já que entender o problema da avaliação significa considerar várias dimensões dos processos educacionais.
O título integra a Coleção Paradidáticos, criada com o objetivo de tornar acessíveis para estudantes e para o público leigo temas complexos da ciência e da cultura, que desafiam cientistas, mas que são essenciais para compreensão do mundo atual. Produzidas por destacados pesquisadores do meio acadêmico brasileiro, as obras oferecem Sugestões de leituras para que o leitor possa se aprofundar no tema, um Glossário que