SENSOR MAGNÉTICO SEM FIO
Introdução
Com as inovações tecnológicas no campo da comunicação, diversas tecnologias vêm sendo propostas com o intuito de atender à real necessidade dos usuários, com a melhor qualidade possível. Propondo obter maior flexibi- lização da comunicação, mobilidade dos equipamentos e um menor custo de instalação e manutenção destes, a tecnologia sem fio se apresenta como um diferencial nas indústria. São muitos os benefícios propiciados pelo uso desta tecnologia
Objeto do Estudo
Sensor magnético sem fio
Objetivos
Objetivo Geral
O objetivo principal é a criação de um instrumento sem fio utilizando a tecnologia para comunicação RSSF (redes de sensores sem fio) apropriada, escolhida a partir de pesquisas, mantendo a qualidade da aplicação e trazendo melhorias com relação à instalação e manutenção dos equipamentos.
Objetivos Específicos
A tecnologia de comunicação sem fio que permita uma elevada quantidade de dispositivos conectados, a um baixo custo operacional e energético, e com alto grau de confia-bilidade, se torna uma boa solução para as desvantagens existentes no sistema de comunicação com fio. Tendo em vista que existem diversas tecnologias sem fio no mercado, a escolha da que mais se adequa a aplicação, levando em consideração as características de cada tecnologia existente, foi feita mediante a análise das que mais se destacam. O quadro abaixo lista algumas dessas tecnologias:
Comparativo entre algumas tecnologias sem fio existentes Sendo a aplicação uma rede de sensores sem fio (RSSF), baseada na comunicação entre diversos dispositivos, como sensores e atuadores, onde trafegam basicamente dados, a taxa de transmissão de dados não necessita ser elevada, o que influencia diretamente em outros parâmetros como:
•Baixo Custo de implementação;
•Baixo consumo de energia;
•Alta eficiência, utilizando poucos recursos de processamento;
•Segurança dos dados;
•Determinismo na rede.
Metodologia
Para um bom funcionamento do método de