Sensor de Temperatura
PAIN, Jean
Universidade Luterana do Brasil - Engenharia Elétrica jeanpain@gmail.com Resumo. Este documento apresenta os cálculos, a metodologia e os resultados obtidos no projeto e implementação de um sensor de temperatura didático.
Palavras-chave: Termopar, sensor, temperatura.
1. INTRODUÇÃO
Diversas grandezas físicas estão envolvidas em todos os processos industriais ou experimentais com os quais podemos nos deparar no nosso cotidiano de engenheiro. O controle destes processos está intimamente ligado à coleta de dados dos mesmos, e para isso, os pontos de medição necessários devem ter os níveis de confiabilidade estabelecidos para cada circunstância. A medição de temperatura é uma tarefa muito comum no controle dos processos, pois esta grandeza afeta os mais diversos tipos de aplicações.
Neste trabalho, será apresentada a metodologia utilizada para o projeto e implementação de um sensor de temperatura didático utilizando termopar.
2. METODOLOGIA
A construção do sensor de temperatura iniciou-se com a escolha do tipo de sensor a ser utilizado, e para este projeto, foi decidido utilizar um termopar tipo K.
O termopar
O termopar é um componente utilizado em sensores de temperatura industriais, e o mesmo é composto pela junção de dois materiais condutores diferentes que ao serem expostos a uma fonte de calor produzem agitação térmica em seus elétrons. Por se tratar de dois materiais diferentes, pode ser percebida uma diferença de potencial elétrico, na ordem de microvolts, na extremidade oposta à junção dos dois condutores.
O circuito de amplificação
Para que seja possível medir a tensão gerada pelo termopar, foi necessário montar um circuito de amplificação. Para esta etapa, foi decidido projetar um amplificador próprio para este tipo de aplicação: o Amplificador de Instrumentação.
O Amplificador de Instrumentação utilizado tem a seguinte topologia (Figura 1):
Figura 1 – Amplificador de