Sensores de Temperatura
É o elemento que vai ‘’sentir’’ a temperatura e passar essa informação ao circuito de leitura, os principais lugares de sua utilização são : Indústrias, veículos, eletrodomésticos e instalações prediais .
Os principais tipos de sensores são: termistores, termopares, sensores térmicos eletrônicos, pirômetros e transdutores.
Termistores
São resistores termicamente sensíveis, sendo semicondutores eletrônicos cuja resistência elétrica varia com a temperatura e são altamente recomendados pois são baratos fáceis de integrar a um projeto e são relativamente fáceis de se encontrar no mercado.
Termistor NTC: é um componente resistivo que responde com a diminuição do valor ôhmico á medida que a temperatura se eleva (ele trabalha com coeficiente de temperatura negativo).
Termistor PTC: É um componente resistivo que responde com o aumento do valor ôhmico a medida que a temperatura se eleva (ele trabalha com coeficiente de temperatura positivo).
Exemplos: sensor de temperatura do ar e sensor termostático.
Utilização: É extremamente diversificada indo desde entretenimento até aplicações profissionais.
Termopares
São dispositivos elétricos com larga aplicação para a medição de temperatura. Possuem ótima precisão, possuem larga faixa de trabalho e ainda permitem ligações a longa distância. São muito utilizados na indústria. Eles são projetados para detectar uma variedade aspectos quantitativos de um determinado sistema físicos. Incluem temperatura campos magnéticos, tensão, pressão e aceleração.
Sensores Térmicos Eletrônicos
Eles são projetados para detectar uma variedade aspectos quantitativos de um determinado sistema físicos. Incluem temperatura campos magnéticos, tensão, pressão e aceleração. Eles são utilizados na montagem de placas de circuito impresso. Dividem-se em: fotodiodos, transistores. Circuitos integrados.
Fotodiodos
Os fotodiodos operam segundo o princípio de que fótons incidindo numa junção semicondutora liberam