sensor de temperatura
Nas aplicações industriais destacam-se os que fornecem:
•Respostas mecânicas, como alterações de volume e pressão
•Respostas elétricas, como alterações de resistência e tensão
A maioria dos sensores industriais assimila a energia do meio através da transmissão de calor por contato. Neste caso, o corpo e o sensor devem estar em equilíbrio térmico na hora da medição.
Em alguns instrumentos como nos termômetros de radiação, a energia do corpo se dá pela radiação emitida por esse corpo. Neste caso, o elemento de medição e o que está sendo medido estarão em temperaturas diferentes. A escolha de um sensor de temperatura para uma aplicação envolve a consideração de diversos fatores, que se mal avaliados podem levar a resultados inesperados e até mesmo desastrosos num projeto.
Isso significa que precisa-se tomar muitos cuidados com a escolha do sensor apropriado, conforme a aplicação.
Tipos de Transdutores
Os transdutores convertem uma grandeza em outra, uma temperatura num sinal elétrico que pode ser uma corrente ou uma tensão. Os transdutores podem ser usados como sensores na medição ou controle de temperaturas.
Existem quatro tipos de transdutores principais usados na medida e controle de temperaturas:
* RTDs (resistance temperature detectors)
* Termistores
* CI Sensores
* Pares termoelétricos
a) RTDs
Os RTDs são dispositivos que se baseiam na variação da resistividade de um material com a temperatura. Os tipos principais de maior qualidade usam a platina como material sensor, que apresenta as medidas mais estáveis para temperaturas até uns 500º C.
Tipos