era vargas
PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Pedagogia
Historia da Educação
Josias Abdalla Duarte
Polo Rio Verde
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina
Historia da Educação
Tutor
Josias Abdalla Duarte
RA
1135619
Identificação do aluno 1135619
Aluno (a)
Luana Regina Pavan
Turma
1R
Código da turma DGLP1302RVD1R
Unidade
Fund.hist.filos.edu., unidade 1
Respostas
Em 1929, o presidente Washington Luis lança como seu sucesor nas eleições de 1930 o governador de São Paulo, Júlio Prestes. Com isso o governador de Minas Gerais Antônio Carlos Ribeiro ficou descontente, pois Washington Luís havia quebrado o pacto entre estados, em uma espécie de provocação Antônio Carlos lança Getúlio Vargas como candidato a presidência pela oposição e Joao Pessoa como seu vice.
Júlio prestes acabou ganhando as eleições, mas com isso veio a revolta do povo, pois achavam que o governo teria fraudado o resultado das eleições. Em 03 de outubro de 1930 começou uma serie de revoluções simultâneas em todo o Brasil. No dia 24 de outubro os revolucionários tiraram Prestes da presidência e em 03 de novembro Vargas assumiu provisoriamente a presidência.
Em seu governo Getúlio Vargas incentivou claramente a indústria brasileira com a criação de barreiras alfandegarias para produtos externos industrializados. Já em 1933 a produção industrial urbana conseguiu superar a produção rural.
Na parte educacional na era Vargas a educação, era marcada pelo movimento liberal renovador que defendia a escola nova e pelos educadores católicos. Em 1931 Vargas declarou Francisco Campos como ministro da educação e da saúde publica, que através de seis decretos implementa sua reforma educacional através dessa reforma foi criado o conselho nacional de educação, foram organizados o ensino superior, a universidade do rio de janeiro, o ensino