Senso Crítico
Definição de Argumentação: Qualquer conjunto de afirmações que inclua, pelo menos, uma conclusão.
Premissas (evidências) – são utilizadas para defender ou fundamentar sua conclusão.
Pragmática da comunicação – comunicação instrumental, ao invés de ser apenas uma forma de representar ou desenvolver conhecimento.
A pragmática trata das funções e dos significados da linguagem no contexto social.
O significado social das afirmativas não é o conteúdo literal das frases mas, sim, a interpretação que os participantes iriam oferecer às expressões. O significado depende da função social que afirmativa serve no momento. Por isso, a mesma afirmativa poderia assumir diversas funções, dependendo do contexto em que for emitida e da maneira que for apresentada.
Argumentação Psicológica
I.
II.
Comprometimento forte
Emocionalidade
Diferenças entre leigos e Cientistas
I.
II.
III.
IV.
Experiência
Fatos
Observação
Senso crítico
Necessário
I.
II.
Fundamentação
Pluralismo: confrontar os vários pontos de vista
As duas mentes
Timidez intelectual
Cap. 2
Falácia – É um erro de raciocínio que contamina a argumentação, tornando-a sem fundamento apropriado.
Falácias Formais – são raciocínios considerados incorretos em virtude do modo pelo qual o autor passa das evidências ou premissas à conclusão.
Falácias informais – Podem ser de dois tipos:
I.
Falácias de ambiguidade (ou Falácias Verbais) – geram mal-entendidos e erros devido ao uso de termos vagos, com significados múltiplos ou inconsistentes. II.
Falácias de relevância- o proponente apresenta evidências que não são apropriadas para avaliar as conclusões propostas. Ex: A conclusão não deriva das premissas. O autor não chega ao ponto não chega ao ponto de argumentar que as evidências levam à conclusão indicada por ele; ele meramente apresenta as evidências com a esperança de que estas convençam o outro. Geralmente estes argumentos são chamados apelo.
Formas de