Senso critico
O incremento da tecnologia do concreto protendido é certamente um dos mais importantes avanços na engenharia estrutural. Nos últimos anos a utilização de concreto protendido para confecção de lajes tem se popularizado no Brasil.
O que é Protensão?
Segundo Walter Pfeil, “A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diversas solicitações”.
E de acordo com o Dicionário Aurélio, “protensão é o processo pelo qual se aplicam tensões prévias ao concreto”.
Partindo desses conceitos podemos afirmar que a protensão nada mais é do que fornecer ao elemento estrutural tensões inicias contrárias as demandas que surgirão durante sua utilização, o que permite ao elemento suportar de maneira mais natural as cargas às quais será submetido.
Para facilitar o entendimento do princípio da protensão alguns autores fornecem exemplos simples da utilização da protensão em elementos do dia-a-dia, tais como os raios tracionados da roda de uma bicicleta, rodas de maneira envoltas por um aro de aço utilizadas em carroças e o transporte de livros por uma pessoa na forma de uma fila horizontal (figuras 1, 2 e 3).
Figura 1 Figura 2 Figura 3
Utilização e aplicação da protensão ao concreto
Os estudos para utilização da protensão aplicada ao concreto foram iniciados na Europa no séc. XIX. Nessa época já era comum reforçar elementos de concreto através da utilização de armaduras de aço, no entanto tal técnica era empregada ainda de maneira empírica. No início do séc. XX passou-se a utilizar fios de aço com alta resistência para melhorar o comportamento de peças de concreto às solicitações.
Concreto protendido é aquele permanentemente submetido a um sistema de forças, especialmente aplicadas, chamadas forças de protensão. Em condições de utilização, tais forças agem