Senso Critico
O senso crítico nada mas é do que a capacidade de questionar e analisar de forma racional determinado assunto. No sentido filosófico, o senso crítico prende-se com o desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada no “eu” (autocrítica) e no mundo. Aquele que possui um senso crítica aguçado não aceita qualquer imposição sem questionar, sua capacidade de refletir tem relação com sua educação, suas crenças e valores, cria sua própria opinião. Hoje tem menos pessoas com senso crítico aguçado, a pesar de toda a globalização. Têm-se tantas informações, que se tenta saber de tudo um pouco, porém esse é o ponto crítico, saber um pouco não é suficiente para temos o conhecimento necessário para montar uma postura crítica. O senso crítico tem como características a observação, interpretação, analise, avaliação, entre outros. O senso crítico auxilia na identificação de problemas e no encontro de soluções, assim como priorizar as questões mais importantes e sem o total conhecimento de determinado assunto não se pode dar uma opinião crítica.
Para se construir o senso crítico é necessário ter conhecimento, ler bastante, porém leituras completas, não das informações básicas que se tem no acesso a internet ou nos telejornais, porque são superficiais. O mundo precisa de pessoas altamente críticas, para se tornar assim é necessário se questionar o porquê das coisas e buscar essas respostas.
No âmbito profissional, as empresas têm buscado pessoas inovadoras, e essa inovação vem através da criatividade, e como ser uma pessoa criativa? Somente através do conhecimento, pois a criatividade vem através de fragmentos da nossa memória, quanto mais informações armazenarem no cérebro mais criativo pode - se ficar. Os atuais profissionais devem se esforçar, pois as organizações não podem esperar futuras gerações que irão ter todo o conhecimento e a criatividade a disposição. Os inovadores não podem ter medo de errar, devem ariscar,