senso comum
FILOSOFIA
Turma 3
Período 1 ᵒ
Professor (a) DR. CÉLIO
ALUNO (A):
São João do Oriente 28 de Abril de 2014.
Conteúdo:
1. A diferença entre senso comum e conhecimento científico.
2. Diferença entre Filosofia de Vida e Ideologia.
3. Dissertação com os temas:
4. O que é problema Filosófico?
5. O que é Dialética?
6. O que é Filosofia da Educação
.
Senso Comum X Conhecimento Cientifico.
Podemos dizer que o senso comum é o conhecimento acumulado pelos homens, de forma empírica, porque se baseia apenas na experiência cotidiana, sem se preocupar com o rigor que a experiência científica exige e sem questionar os problemas colocados justamente pelo cotidiano.
Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar. Algumas confeiteiras sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, senão ele "embatuma", sabem também que a determinados pratos, feitos em banho-maria, devem-se acrescentar umas gotas de vinagre ou de limão para que a vasilha de alumínio não fique escura. Como aprenderam estas informações? Elas foram sendo passadas de geração a geração. Elas não só foram assimiladas, mas também transformadas, contribuindo assim para a compreensão da realidade.
São inúmeros os exemplos presentes na vida social, construídos pelo "ouvi dizer", que formam uma visão de mundo fragmentada e assistemática. Mesmo assim, é uma forma usada pelo homem para tentar resolver seus problemas da vida cotidiana. Portanto, podemos afirmar que o conhecimento científico buscava através do uso da razão, a superação do mito ou do saber comum, ou na produção do conhecimento, conseguido por esses pensadores, foi estabelecer vínculo entre ciência e pensamento sistematizado. È uma conquista recente da humanidade. Ele transformou-se numa prática constante, procurando afastar