Sensação e percepção
CONSENZA.Ramon M;GUERRA.Leonor B. Neurociência e Educação.In__________.Um Universo em Mutação.
Insere-se no campo da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e áreas afins.
- Descreve que a maior parte de nosso sistema nervoso é construída, em suas linhas gerais, ainda no período embrionário e fetal.
- Explica que o sistema nervoso inicia o seu desenvolvimento nas primeiras semanas de vida embrionária, sob forma de um minúsculo tubo cuja parede é formada por células-tronco.
- Destaca que em uma primeira fase, o evento mais importante é a continua divisão das células-tronco, formando novos neurônios que, de um número inicial reduzido, irão se tornar bilhões em um curto espaço de tempo.
- Comenta que qualquer erro na fase de diferenciação pode comprometer o funcionamento do cérebro adulto, pois as conexões corretas podem ser impedidas de acontecer posteriormente.
- Esclarece que cumprida a fase de diferenciação, tem início a formação das conexões com os outros neurônios, para que sejam criados os circuitos necessários para executar as mais diferentes funções.
- Cita que os axônios vão abrindo caminho por vários centímetros, desviando-se de obstáculos, cruzando de um lado para o outro do cérebro, até que tudo esteja no seu devido lugar.
- Afirma que depois que os neurônios ocupam suas posições, emitem prolongamentos e têm seus axônios nos lugares estabelecidos, ocorre então a sinaptogênese.
-Lembra que são eliminados os neurônios que não estabelecem conexões corretas durante as fases iniciais do desenvolvimento do cérebro.
- Reconhece que erros ocorridos nessa fase de desenvolvimento, por problemas genéticos ou ambientais, poderão ter como consequência distúrbios ou incapacidades por toda a vida.
- Aborda que o recém nascido é extremamente imaturo quando comparado com o de outras espécies.
- Explica que fizemos uma espécie de