sensação e Percepção
Assimilando o Mundo: Alguns Princípios Básicos
Em nossas experiências cotidianas, sensação e percepção fundem-se em um processo contínuo. Começamos com os receptores sensoriais e evoluímos para níveis mais elevados de processamento. Os psicólogos referem-se à analise sensorial que começa em seu ponto de entrada como processamento bottom-up (de baixo para cima) Porém , a mente também interpreta o que os sentidos detectam. Construímos percepções com base tanto nas sensações que vêm de baixo para cima até o cérebro com em nossa experiência e nossas expectativas, o que os psicólogos chamam de processamento top-down (de cima para baixo).
Os dotes sensoriais da natureza se adaptam às necessidades de quem as recebe. Habilitam cada organismo a obter informações essenciais. Considere: Uma rã, que se alimenta de insetos voadores, tem olhos dotados de células receptoras que disparam apenas em movimento. Uma rã poderia morrer de fome cercada de moscas imóveis. Mas basta um passar zumbindo e as células detector de insetos despertam instantaneamente.
Similarmente, somos equipados para detectar as características importantes de nosso ambiente. Os ouvidos são mais sensíveis a frequências sonoras que incluem as consoantes da voz humana e o choro de um bebê.
Limiares
Existimos em um mar de energia. Neste momento, você e eu estamos sendo atingidos por raios X e ondas de rádio, luzes ultravioleta e infravermelha e ondas sonoras de frequências muito altas e muito baixas. Somos cegos e surdos a tudo isso. Outros animais detectam um mundo que repousa além da experiência humana.
A sombra que incidem sobre nossos sentidos têm apenas uma pequena abertura, permitindo-nos somente uma consciência restrita desse vasto mar de energia.
Limiares Absolutos
Somos exatamente sensíveis a certos tipos de estímulos. De pé no cume de uma montanha em uma noite de céu claro e absolutamente escura, a maioria de nós seria capaz de ver a chama de uma vela em