Senhorita
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
LABORATÓRIO: CAMPO MAGNÉTICO
Barra Mansa, 2013
Sumário
1. Objetivo
2. Introdução
3. Relação de Material
4. Fundamentos Teóricos
5. Procedimento Experimental
6. Resultados
7. Conclusão
8. Bibliografia
1. OBJETIVO:
Estudar a interação entre o campo de indução magnética produzida por um imã permanente e a corrente elétrica em um fio.
2. INTRODUÇÃO: As primeiras fontes de campo magnético conhecidas foram os ímãs permanentes. Após Jean Baptiste Niot e Felix Savart usaram um ímã permanente para medir a força nas proximidades de um fio comprido e analisaram os resultados em termos de campo magnético produzidos por elementos de corrente ao longo do fio. André-Marie Ampère levou adiante esses experimentos e mostrou que um fio percorrido por corrente também experimenta uma força na presença de um campo magnético e que dois fios percorridos por uma corrente elétrica se atraem ou se repelem mutuamente, dependendo do sentido da corrente.
Campo magnético caracteriza-se pela força que ele exerce em partícula eletrizada em movimento; em particular, sobre corrente elétrica. Campo magnético pode ser gerado por corrente elétrica, ou por campo elétrico variável com o tempo.
Imã ou magneto é corpo que, sem corrente elétrica ostensiva (corrente livre ou verdadeira, em bobina ou enrolamento) gera campo magnético. Possuindo esta propriedade, o corpo é dito imantado ou magnetizado; ou então, que ele possui magnetismo.
3. RELAÇÃO DE MATERIAL:
Bússola: 01 Imã. 01 Recipiente com profundidade de pelo menos 5cm. Água. Papel Absorvente. Agulha.
Linhas de indução: