Senhorita
Nesse cenário, surge Vigotski em busca de uma teoria do funcionamento do intelecto fundamentada no marxismo.
O que Vigotski buscou em sua abordagem cognitivista foi descrever e explicar as funções psicológicas superiores, a saber: pensamento, linguagem e comportamento volitivo de forma acessível, ou compatível com as ciências naturais. Ele objetivava esclarecer as relações simples e complexas do comportamento, deixando claro o contexto social em que o comportamento foi desenvolvido.
Lev Semenovitch (Orsha, 17 de Novembro de 1896, — Moscou, 11 de Junho de 1934), foi um cientista bielo-russo.
Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos.
Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social
O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu há mais de 70 anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo o Brasil. "Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea", diz Teresa Rego, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Ela ressalta, como exemplo, os pontos de contato entre os estudos de Vygotsky sobre a linguagem escrita e o trabalho da argentina Emilia Ferreiro, a mais influente dos educadores vivos.
A parte mais conhecida da extensa obra