Senhor
RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia Política da Água. Editora Annablume, São Paulo, 2008.
Karolina Turcato1
No livro Geografia Política da Água, que chega ao público pela editora paulista Annablume, o autor Wagner Costa Ribeiro, o qual atua na área de Geografia com ênfase em Geografia Política e
Meio Ambiente, discorre sobre questões recentemente colocadas para a Geografia, quais sejam, a gestão e uso dos recursos hídricos. Em especial, no tocante aos conflitos gerados por choque de interesses em se tratando do uso desses recursos.
O autor da obra aqui apresentada indica uma importante reflexão sobre a situação da governança global da água, mais principalmente, nos mostra a necessidade de pensar as políticas de recursos hídricos no contexto de políticas socioambientais mais abrangentes. Assim, o livro apresenta ao leitor, de forma sistemática, os aspectos relacionados com a geopolítica da água, o quadro potencial de crise da água e os esforços da sociedade planetária em estabelecer metas, apesar de até o momento os frugais resultados obtidos serem indutores de conflitos por água, justificando os cenários bastante dramáticos apontados.
O tema é apresentado de modo que seu entendimento seja apreendido de forma crescente.
A apresentação da obra coube a Pedro Jacobi, PROCAM/USP, seguido da introdução do autor.
Dessa maneira, diante da atual degradação dos recursos hídricos foi indicado o surgimento de questionamentos quanto às possibilidades da continuidade do desenvolvimento em diversas dimensões, principalmente, por ser considerado um fator limitante das condições de vida de parte significativa da população do planeta.
Ribeiro acredita que vivemos uma crise da água resultante do consumo exagerado do modo de produção e da distribuição natural da água, que ao ser dividida, introduziu a soberania no uso dos seus recursos hídricos. Dessa forma, consumo, cultura, território, política e natureza são elementos necessários