Logistica
Mas afinal que novo contexto é esse? Vamos olhar para o mundo dos negócios e observar: existe um excesso de oferta de produtos e serviços promovendo uma acirrada competição. Com a globalização dos mercados, qualquer nação está em nosso “quintal” exigindo que as empresas estejam em sintonia com as inovações tecnológicas. Esta é a realidade atual e todas as empresas vêm sofrendo enormes pressões para que respondam com rapidez e eficácia e estas respostas, em geral, exigem mudanças.
As mudanças são muitas, partindo da criação ou modificação dos produtos e serviços em busca de uma maior participação no mercado; promover o redesenho dos processos existentes ou criação de novos com o propósito de melhorar o desempenho da organização; implantação de sistemas informatizados a fim de otimizar e melhor monitorar os processos; mudanças na estratégia e na cultura organizacional, através de novas estratégias de produção e comercialização, reestruturação da força produtiva, agrupando as atividades e reduzindo os níveis hierárquicos (downsizing), possibilitando maior agilidade à organização e melhor coordenação do trabalho. Sem deixar de dizer da necessidade de considerarmos a mudança na cultura organizacional, pois este novo contexto de negócios exige das empresas novas posturas, crenças e valores, adaptando a empresa quanto ao seu comportamento a esta nova realidade.
O resultado esperado desta adaptação é que as empresas tornem-se mais ágeis e flexíveis, que seus custos sejam menores e a satisfação dos clientes seja maior e, é claro, que a empresa obtenha maior lucratividade.
Observem as