economia japonesa
Na revolução industrial, o surgimento das grandes fábricas veio com uma demanda muito grande da mão de obra operária. Nessa época, o operário era visto como uma extensão das máquinas, sem direitos. Eis então que surge a Relação Industrial devido às relações, empregador versus empregado e, de lá para cá, foi sendo uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais, crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir.
Com o tempo, essa Relação Industrial evoluiu para o que passou a ser chamado de Recursos Humanos é uma área relativamente nova, surgiu no início do século XX. A partir daí, a valorização dos profissionais que trabalham na área de RH cresce constantemente e o Recurso Humano tratou de fazer o recrutamento e a seleção.
Correspondendo ao valor criativo e inteligência que foram tratados como habilidades necessárias buscada no mercado assim como iniciativa e decisão, competências e não apenas as capacidades manuais, físicas ou artesanais.
Uma área estratégica-operacional que visa Desenvolver recursos, competências, técnicas para trabalhar com eficácia e eficiência no processo de seleção e admissão de pessoas.
Objetivo
O objetivo maior da seleção é contratar os melhores dentre os candidatos, um processo pelo qual se faz a escolha dos candidatos que possuam o perfil necessário para ocupar o cargo.
Quando feita adequadamente garante a entrada de pessoas de alto potencial e qualidade na organização, que é o objetivo de qualquer empresa, pois o lado humano da empresa deve apresentar coerência em termos de políticas e práticas de recrutamento e seleção.
O alinhamento dos recursos humanos é uma estratégia da empresa, pois é muito importante, visto que o planejamento estratégico é uma poderosa ferramenta para a construção e a consolidação da imagem dela.