Senhor
CORPORAÇÕES E DO SENAC SANTO AMARO
Resumo
O mundo passou por profundas evoluções e revoluções tecnológicas ao longo de trinta anos, especificamente entre 1980 e 2010. A era da computação acessível e indissociável da vida humana trouxe novos desafios sobre como lidar com a informação, sob a ótica da integridade, disponibilidade e confidencialidade. Este estudo busca sugerir ao Centro Universitário SENAC Campus Santo Amaro, com base em estudos realizados nos últimos dois anos, como lidar com problemas e desafios envolvendo a confidencialidade da informação de seus alunos (clientes), oferecendo boas e melhores práticas preconizadas por frameworks reconhecidos e usados pelo mercado, mais notadamente CobiT e ISO-27002.
Introdução
Nas últimas décadas notou-se um avanço agudo nas tecnologias da informação. Não apenas nos avanços científicos aplicados nelas como também nas suas formas de uso, mais acessíveis para pessoas comuns e não mais privilégio de poucos cientistas, salvo em aplicações e estudos específicos. A absorção deste avanço por parte das empresas, de todos os ramos e portes, foi algo natural e gradativo. O desejo de aproveitar as vantagens oferecidas pelas novas tecnologias computacionais veio com o indissociável desafio de lidar com questões envolvendo segurança da informação, é dizer, observar questões quanto à disponibilidade, integridade e confidencialidade, suas três bases.
Um dos maiores desafios da atualidade é primeiro tomar ciência do problema estabelecido e escolher qual a melhor base para ataca-lo. Seguindo os princípios e experiências preconizadas pelas boas e melhores práticas das normas e frameworks
disponíveis, caracteriza-se impossível e impraticável atacar todas as três bases para garantir um bom nível de segurança da informação, pois o custo de uma investida desta envergadura seria simplesmente impagável.
Segundo esta abordagem se