O desenvolvimento e a importancia dos pais.
Problema.
Estudar a educação infantil é refletir acerca dos limites quando se trata em analisar a criança.
Qual é o papel da família no desenvolvimento escolar e cognitivo da criança?
O comportamento de cada criança muda de acordo com a idade?
Todas as crianças das mesmas idades agem da mesma maneira?
Educar é somente ensinar ao seu aluno a ler e escrever ou construir uma criança, um ser pleno capaz de pensas por si próprio e resolver seus problemas?
Hipótese
A criança desde seu nascimento ocupa um espaço dentro da família. É nela que se aprendem os primeiros conceitos e ensinamentos, os quais refletirão por toda vida adulta, permitindo seu desenvolvimento em todos os aspectos considerados normais.
A comunicação entre pais e filhos, o diálogo, as vivencias com atitude de amor e respeito, os valores, as regras sociais são de suma importância para a formação da personalidade, do caráter como também na aprendizagem, condição esta para o crescimento pessoal e profissional.
A família e a escola devem ser parceiros fundamentais na efetivação de ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e para que isso ocorra ambas necessitam estar abertas ao dialogo.
A educação de uma criança, não é somente mera transmissão de conteúdos, é prepará-la para a cidadania, o que significa que deve promover a compreensão dos direitos e deveres para uma convivência em sociedade.
Cada criança tem sua própria individualidade. Às vezes, pode ocorrer de uma criança da mesma idade desenvolver mais do que a outra.
O educador na educação infantil precisa cuidar, educar, dedicar, cooperar, ter cumplicidade, analisando as reais necessidades da criança e para que isto realmente ocorra é necessário ter amor pela profissão escolhida, ou seja, pelo ato de ensina.
Objetivos.
Geral:
Analisar o processo de desenvolvimento cognitivo na educação