trabalho lingua portuguesa adverbio
Apenas os advérbios de intensidade, de lugar e de modo são flexionados, sendo que os demais são todos invariáveis. A única flexão propriamente dita que existe na categoria dos advérbios é a de grau, a saber:
Superlativo
Aumenta a intensidade (ex.: longe → longíssimo, pouco → pouquíssimo, inconstitucionalmente → inconstitucionalissimamente, etc.).
Diminutivo
Diminui a intensidade (ex.: perto → pertinho, pouco → pouquinho, devagar → devagarinho, etc.).
Os advérbios bem e mal admitem ainda o grau comparativo de superioridade, respectivamente, melhor e pior.Existem também as formas analíticas de representar o grau, que não são flexionadas, mas sim, representadas por advérbios de intensidade como mais, muito, etc.
Nesse caso, existe o grau comparativo (de igualdade, de superioridade, de inferioridade) e o grau superlativo (absoluto e relativo).
Também é bom saber que o advérbio tem 3 modos: indicativo, imperativo e subjuntivo.
Indicativo é indicação de fato; imperativo é indicação de ordem; subjuntivo é indicação de dúvida.
Classificação dos advérbios
Na foto, uma aranha caminha cuidadosamente na folha. A palavra cuidadosamente é um advérbio de modo.
Os advérbios da língua portuguesa são classificados conforme a circunstância que expressam.
A Norma Gramatical Brasileira reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.
Advérbios de Modo
Assim, bem, mal, acinte (de propósito, deliberadamente), adrede (de caso pensado, de propósito, para esse fim), debalde (inutilmente), depressa, devagar, melhor, pior, desapontadamente, generosamente, cuidadosamente, calmamente e muitos outros terminados em mente.
Locuções Adverbiais de Modo: