Senessencia

1294 palavras 6 páginas
DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento Psicossocial na Terceira Idade

"Quanto muda a personalidade de um idoso?"

Os traços de personalidade tendem a permanecer estáveis na terceira idade, a sua personalidade não muda muito, cada um escolhe a melhor maneira de passar os ultimos anos da sua vida, deixando os seus bens para os filhos e netos, aproveitar os ultimos momentos com passatempos ou fazer coisas que não puderam fazer quando eram mais novos.
Diz Erikson que, as pessoas que são bem-sucedidas nessa tarefa final de integração adquirem um senso de ordem e significado de sua vida na ordem social mais ampla, do passado, do presente e do futuro. Sabedoria, diz Erikson, significa aceitar a vida que se viveu, sem maiores arrependimentos: sem alongar-se no que "deveria ter feito" ou em "como poderia ter sido". Isso envolve aceitar nossos pais como pessoas que fizeram o melhor que podiam e por isso merecem amor, ainda que não tenham sido perfeitos. Isso implica aceitar nossa morte como fim inevitável de uma vida vivida tão bem quanto soubemos vivê-la.

Como enfrentam os idosos esta nova situação?

Apesar da sua saude não ser mais a mesma, terem perdido amigo, familiares ou conjugues, os adultos mais velhos possuem menos transtornos mentais e sentem-se mais satisfeitos com a vida dos que a maioria dos jovens. Para os idosos o enfrentamento é o pensamento ou o comportamento adoptivo que visa a reduzir ou a aliviar o stresse oriundo de condições prejudiciais, ameaçadoras ou desafiadoras.
No entanto, existem dois tipos de enfrentamento: enfocadas no problema ou enfocadas na emoção. O enfrentamento enfocado no problema visa a eliminar, administrar ou melhorar uma condição stressante, ou seja, vê uma oportunidade de mudar uma situação. O enfrentamento enfocado na emoção está relacionado com o "sentir-se melhor". Essa forma de enfrentamento tende a predominar quando uma pessoa conclui que pouco ou nada pode ser feito em relação à própria situação. Uma estratégia

Relacionados

  • Idosos
    7137 palavras | 29 páginas
  • Biologia
    55863 palavras | 224 páginas
  • Biologia
    55863 palavras | 224 páginas
  • envelhecimento
    60863 palavras | 244 páginas