Sendo eu um profissional de saúde
1. Sendo um profissional da saúde trabalhando no PSF como seria sua comunicação com os pacientes?
Acredito muito que a comunicação entre profissional e paciente, independentemente do local de atendimento, classe social e faixa etária, seja feita sempre de maneira clara para que não existam dúvidas em relação ao tratamento para que assim o paciente saia satisfeito com o atendimento prestado pelo profissional de saúde.
2. Sendo um profissional de saúde trabalhando em uma equipe interdisciplinar em um hospital, como seria a sua relação com os demais profissionais?
Para que um bom atendimento seja feito à todos os pacientes que por qualquer motivo estejam no ambiente hospitalar, se faz necessário um relacionamento harmonioso entre os profissionais, respeito com as diferentes culturas existentes na equipe e uma comunicação feita de forma clara e objetiva entre os mesmos. São comportamentos como esses que promoverão a qualidade no acolhimento e atendimento aos pacientes.
3. Qual seria sua conduta caso um paciente relatasse que concomitante ao tratamento que você está realizando ele atrelaria a cura a um trabalho de umbanda?
O profissional da saúde precisa ter sensibilidade para entender a cultura e a religião de cada paciente e respeitá-la. Paralelo à sua religião, é importante mostrá-lo que ele pode sim ter a sua fé mas sem esquecer que ele precisa fazer o tratamento por completo para que ele consiga alcançar o seu objetivo: a cura da enfermidade.
4. Qual seria sua atitude se uma paciente durante atendimento relatasse que vinha apanhando do marido e perguntasse a você se ela deveria se divorciar? Porque?
É necessário que o profissional tenha discernimento para entender que muitas vezes o paciente além de estar a procura de atendimento médico precisa de uma palavra amiga ou fazer um desabafo. O mais indicado para essa situação seria o profissional ter sensibilidade para com o problema