– Sendo eu um técnico de segurança do trabalho, posso dizer que sou um profissional da saúde?
R: SIM!!
Técnico de Segurança do Trabalho ajuda melhorar a vida do empregado
Profissão adota medidas para minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e proteger a integridade e a capacidade do trabalhador.
O ramo de Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas que são adotadas para minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade do trabalhador.
De acordo com A Professora Janete, o técnico de Segurança do Trabalho e o profissional que pode atuar em várias áreas. Ele tem a opção de trabalhar por conta própria (freelance), realizar palestras ou está em função numa determinada empresa.
A função do técnico é acompanhar um empreendimento e fazer o diagnóstico de quais são as coisas que possa trazer riscos à vida do servidor. Ao encontrar o problema, ele vai propor uma solução a fim de que melhore a relação entre os funcionários e patrões.
“Ele vai criar medidas de prevenção dentro do local de trabalho”. É o técnico que vai saber se as exigências, a infraestrutura, condições de serviço, carga horária e produtos utilizados no trabalho não estão causando problemas de saúde e acidentes no empregado.
Além do técnico, existe também o médico e enfermeiro do trabalho, responsáveis pela realização de consultas, pelo tratamento de doenças e ferimentos, manuseio de vacinas e exames de admissão e periódicos nos empregados a fim de saber as condições de saúde deles.
Também tem a profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho, que analisa a infraestrutura do local de trabalho para saber se tem a possibilidade de causar algum acidente no futuro.
E também avaliamos a parte ambiental, para saber se o local apresenta a quantidade de ruído, seu índice de luminosidade e calor, etc. para poder diagnosticar o problema e realizar as melhorias.
Para ser um bom profissional, o técnico precisa