Send Free Gift to Friends
492 palavras
2 páginas
O concreto consiste basicamente em uma mistura feita com aglomerantes (água, Cimento Portlant) e agregados (areia, brita) e/ou aditivos que, devido a hidratação do cimento endurece com o passar do tempo, caso seja corretamente tratado seu endurecimento será mais forte mesmo tendo adquirido a resistência necessária para a obra. Ao comprar o cimento deve-se levar em consideração a qualidade, a empresa, a resistência e o transporte. No recebimento devemos notar se o cimento não esta empedrado, porque se não na hora que for misturado aos demais componentes isso ira fazer diferença, e o concreto poderá perder a sua resistência. O armazenamento do cimento deve ser feito em “local suficientemente protegido de intempéries, da umidade do solo e das paredes e de outros agentes nocivos a sua qualidade.” O cimento dever empilhado em pilhas de no máximo 10 sacos de altura, sobre um estrado de madeira devidamente colocado. Os demais componentes do concreto devem ser avaliados individualmente de acordo com sua forma de resistência e qualidade para que não haja alterações no resultado final. Em alguns casos é necessária à utilização de aditivos no concreto, eles são produtos químicos ou resinas e para que não haja deficiências depois os aditivos devem ser avaliado de modo geral pois,“age beneficamente sobre uma determinada propriedade, mas poderá agir negativamente em outras propriedades”. Existem vários tipos de aditivos como, por exemplo, os aceleradores, colorantes, difusores e ligantes entre outros com propriedades próprias.
Podemos classificar o concreto de acordo com sua finalidade:
Concreto para pavimentação – É ideal para pavimentação de estradas, ruas, avenidas, aeroportos, estacionamentos, entre outros.
Concreto leve – São feitos com agregados leves como isopor e argila expandida e são utilizados para concreto armado ate concreto protentido.
Concreto com aditivos – São aqueles que alem dos componentes essenciais recebem a adição de aditivos a fim de modificar