senasp
Professor Nélson Sartori
1
PROPOSTA 1
UnB / CESPE – TRT / 6.a Região Concurso Público – Aplicação: 25/5/2002
Cargo: Analista Judiciário – Área Judiciária – 12 / 14
O direito é uma disciplina cultural, cuja prática se resolve em palavras. Direito e linguagem se entrelaçam e se confundem. Algumas vezes — infelizmente, mais do que o necessário — os profissionais da área jurídica ficam tão empolgados com os fogos de artifício da linguagem que se esquecem do justo e, outras vezes, até da lei. Nas acrobacias da escrita jurídica, chega-se a encontrar formas brilhantes nas quais a substância pode ser medida em conta-gotas. O defeito — também com desafortunada frequência — surge mesmo em decisões judiciais que atingem a liberdade e o patrimônio das pessoas.
Ceneviva. In: Folha de S. Paulo, 2/5/1993.
Considerando que as ideias apresentadas no texto acima e nos textos das questões 8, 9 e 10 da prova objetiva de língua portuguesa têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do seguinte tema:
A LINGUAGEM É UM PODEROSO INSTRUMENTO DO DIREITO.
PROPOSTA 2
UnB / CESPE – TST Concurso Público – Aplicação: 7/9/2003
Cargo: Analista Judiciário / Área: Judiciária – 14 / 14
A humanidade conheceu diversas formas de exploração do ser humano por meio do trabalho. A tão conhecida democracia ateniense já era uma sociedade escravagista e explorava o serviço escravo, fruto das conquistas de guerra. Essa situação chegava a ser encarada como natural e até indispensável, para que os “cidadãos” pudessem cuidar das atividades voltadas ao intelecto.
Internet: ◈//www.prt2.gov.br/tescr/trabesc.htm> Acesso em 15/8/2003 (com adaptações).
O ciclo do trabalho escravo no Brasil chegou a este século alimentado pela impunidade. Na justiça federal, existe um único registro de condenação em sentença definitiva de um fazendeiro, que, em fevereiro de 1998, foi condenado a doar, mensalmente, durante um semestre,