A filosofia no mundo
O texto fala sobre o papel da filosofia no mundo contemporâneo e como os pensamentos filosóficos mudam de acordo com as transformações da sociedade. Na Grécia antiga, berço da filosofia, a religião explicava tudo. Os Deuses mitológicos, hoje em dia, não dão mais conta de explicar tantas novidades. Os avanços na ciência estão tornando as discussões éticas cada vez mais intensas.
O que é o bem? O Materialismo?
O que é liberdade? O Convencionalismo?
O que é prazer? O que é consumismo?
O que é humanidade? Amar as coisas?
O que é amor? Usar as pessoas?
A filosofia é hoje mais importante do que jamais foi. Os maiores questionamentos do nosso tempo é sem dúvida a pobreza global, mas não há interesse pelas questões fundamentais da vida. E é exatamente isso que a filosofia, como diz o próprio texto “Vê-se denunciada como instrumento servil dos poderes políticos e outros”. Mesmo com toda a fugacidade do mundo contemporâneo, a filosofia não esta morta, ela estará sempre em busca de verdades e respostas, mas não de respostas definitivas nem verdades absolutas. Estará sempre em atividade de esclarecimento e clarificação, A Filosofia nunca será uma doutrina.
- texto 2
Sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrante dela, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia.
Ignorada a sua importância, a filosofia sofre o preconceito quanto a sua utilidade e seu objetivo, sendo marginalizada dentre as demais ciências do conhecimento, pois não sendo uma ciência de exatas ou técnicas, ela é desprezada. Sua intenção é estimular consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem, que conseqüentemente não é do interesse da classe dominante da sociedade, que poderá ser perigosa ter a essência da verdade á mostra.
A filosofia