Senac
Um dos principais erros do empreendedor iniciante é não dar importância para o planejamento. Mesmo que acham que é só ter dinheiro e sorte e sendo que para, isso mais do que nunca é preciso que se informem e se capacitem.
Exemplo o SEBRAE. Ele abre as suas portas oferecendo cursos técnicos para desenvolver um pequeno empreendimento.
Os primeiros passos para abrir o seu empreendimento, são: Se você tem vocação para atuar neste ramo; Se existe um mercado favorável; Se existe clientes, fornecedores com qualidade e concorrência. Além de avaliar a sua questão financeira.
Aberto o negócio o empreendedor é necessário cuidar das relações de trabalho da pequena empresa, como por exemplo: Conflitos mal resolvidos. Isso pode contaminar todo o ambiente de trabalho, porque tudo é pessoal. E com isso gera a falta de comprometimento dos funcionários.
Mas os pequenos empreendedores podem tirar proveito disso, porque eles podem conhecer melhor os seus colaboradores como: Desempenho e competência, além de dar tratamento mais personalizado para cada um.
Após abrir o seu negócio o empreendedor não deve esquecer de inovação sempre, que muitos empreendedores esquecem. Pesquisas recentes mostram que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação. E a maioria não vê a inovação como diferencial. E não sabendo que sem a inovação também contribui para fechar o seu negócio. Como também falta de conhecimentos gerenciais e do mercado, local inadequado e a conjuntura econômica.
Fonte: Rádio Câmara, Sílvia Mugnatto