Semântica
Semântica Formal tem o objetivo de caracterizar com precisão os significados que podem ser expressos pelas línguas naturais e explicitar como esses significados são codificados na estrutura sintática — questão que tem sido enfrentada por filósofos e lógicos desde a Antigüidade. Mais recentemente, no século XX, os filósofos analíticos promoveram grandes avanços na área e, nas últimas décadas, essa tradição foi incorporada à Lingüística. A investigação teórica e empírica sobre a relação entre o significado e a estrutura incorpora tanto o aparato desenvolvido pela Filosofia, como os avanços da Sintaxe Gerativa.
Como a semântica formal entende o significado?
busca explicar o conhecimento semântico que um falante tem
– sua capacidade de relacionar linguagem a algo que não é linguagem (mundos, modelos, conceitos), a composicionalidade
e relações sistemáticas entre sentenças – através de uma metalinguagem lógico-matemática. Esse empreendimento tem sido bem sucedido, se expandindo para além da semântica em direção a uma maior interação com a pragmática formal. A
José Borges Neto
Universidade F
Como e possível analisar composicionalmente o significado de uma sequencia?
A partir da aplicação de critérios fo rmais às seqüências pode-se afirmar que uma seqüência de palavras, com estrutura NdeN, é composicional quando, normalmente, cada elemento deve poder se r substituído por uma dezena de outros.
A noção de composicionalidade tem a ver com a possibilidade de DEDUZIR o significado de uma seqüênci a a partir dos significados dos componentes. Deduzir quer dizer calcular por um processo que pode ser formalizado. No caso da composicionalidade das seqüências lingüístic as, trata-se de um processo que pode ser associado a uma construção sintáti ca, e aplicado a exemplos variados.
como democrito tatou a questao da multiciplicidade de significados?re relacione semantica,filosofia