Semiotica
Semiótica é o estudo dos signos, da linguagem. Por isso é importante compreender os termos mencionados acima. Após expor em linhas gerais o que é a semiótica, vamos abordar adentrar nos estudos peirceano.
C.S.PEIRCE foi um homem que dedicou sua vida ao estudo da lógica e dos pensamentos filosofos, juntamente com uma imensa e diversidade resma de estudos em outras ciência, tentando fazer uma analogia entre elas.
Max H Fisch, diz: "Peirce era uma especie de filósofo que era, em primeiro lugar um ciêntista, e uma especie de cientista que era, em primeiro lugar, um lógico da ciência. Nehuma Universidade, grande ou pequena, do seu tempo, soube o que fazer com tal filósofo ou com tal ciêntista."
Peirce acreditava, também, que o universo estava em expansão, abaixo explicaremos a estruturação do sistema a qual Pierce encaixou a semiótica, e ressalta a importância da compreensão dos símbolos e de suas categorias. Temos:
-Primeiridade: Trata-se do pensamento no presente imediato; freco e novo; iniciante, original, espontâneo e livre; precede toda síntese e toda diferenciação. Não pode ser articuladamente pensado; afirme-o e ele já perdeu sua caracteristica.. ex: COR AZUL
.
-Secundidade: É aquilo que dá à experiência seu caráter factual, de luta e confronto. Ação e reação ainda em nivel de binariedade pura, sem o governo da camada mediadora da intencionalidade, razão ou lei.. ex:CÉU .
-Terceiridade: Aproxima um primeiro e um segundo numa síntese