Semiotica
O que você imaginou quando olhou para está imagem? Sei que vários pensamentos diferentes devem ter passados por sua cabeça, porém este era nosso objetivo. Para podermos falar da semiótica nada melhor que uma imagem que possa transmitir vários significados, pois a semiótica é a ciências de estudo dos signos, isto é, a ciência que estuda tudo aquilo que tem um significado para alguém. E por que estudar semiótica? Semiótica é importante porque pode nos ajudar a não levar uma realidade concebida como algo que tem uma existência puramente objetiva, que é independente de interpretação humana. Ensina-nos que a realidade é um sistema de signos. Estudar Semiótica pode nos ajudar a se dar conta da realidade como uma construção. O significado não é transmitido para nós – nós criamos isso ativamente de acordo com uma complexa interpretação de códigos ou convenções dos quais nós normalmente utilizamos inconscientemente.No decorrer deste trabalho iremos falar sobre a semiótica em vários aspectos onde ela é aplicada e dando uma maior ênfase para sua utilidade no campo computacional.
História
Apesar da semiótica ser ainda uma muito jovem ciência, a reflexão sobre o signo e a significação é tão antiga quanto o pensamento filosófico. Alguns filósofos como Platão, Aristóteles e santo Agostinho já discutiam a idéia de semiótica.
Platão os signos verbais, naturais ou convencionais, são apenas representação incompleta da verdadeira natureza das coisas .O estudo das palavras nada revela sobre a verdadeira natureza das coisas uma vez que a realidade das idéias é independente das representações sobre a forma de palavras. O conhecimento meidado por signos é indireto e inferior ao conhecimento imediato e a verdade sobre as coisas através das palavras é inferior ao conhecimento da verdade em si, mesmo que as palavras empregues sejam agradáveis e cuidadas.O verdadeiro saber não é de natureza simbólica, mas só simbolicamente se acede a esse saber.