Semiotica
Signo é tudo aquilo que significa algo para alguém.
Pág 3.
Semiótica peirceana tem 3 grandes ramos.
Gramatica especulativa – é o estudo de todos os tipos de signos e formas de pensamento que eles possibilitam. Signos não verbais, verbais e naturais. (fala escrita gestos sons). ( Quais informações eles transmitem, qual a sua natureza e quais os poderes de referencia dos signos, o modo como são transmitidos, estruturados e utilizados. E os efeitos que podem causar no recepetor da mensagem.
Lógica critica (estuda os tipos de argumentos)– toma como base as diversas espécies de signos e estuda os tipos de inferências, raciocínios ou argumentos que se estruturam através de signos.
Abdutivo - Cria novas hipóteses. Mais chances de errar. indutivo - raciocínio que após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. (testar hipóteses) dedutivo - se todas as premissas são verdadeiras as conclusões serão verdadeiras.
Metodêutica – Tem como função analisar os métodos a que cada um dos tipos de raciocínio dá origem. Estuda como a pesquisa cientifica deve ser conduzida e como deve ser comunicada.
Vamos usar o grito como exemplo, ele não é apenas um grito, por trás dele, tem uma pessoa querendo indicar alguma coisa, talvez um medo, um choro, uma emoção, alegria. (Tudo depende da qualidade especifica do grito.) Dependendo do sofrimento ou da alegria de algúem, provocará em um receptor um efeito interpretativo: correr para ajudar, ignorar, um ou gritar junto. É o efeito interpretante.
São nessas definições que se pode buscar os princípios-guia para analisar as peças publicitárias.
TV
VIDEO
FILME
FOTOGRAFIA
A semiótica nos habilita a penetrar no movimento interno das