semiotica
Ocorre no final do período sensório – motor, a utilização de significantes diferenciados denominados de função ‘’semiótica’’ ou ‘’simbólica’’. Que nada m ais é do que palavras iguais com significados diferentes ou palavras com duplo sentido.
Essa manifestação é a imitação diferida, o do jogo simbólico, o desenho, as imagens mentais e a linguagem. No período sensório motor a imitação é muito precoce em bebes, eles imitam nossas gesticulações, seja com as mãos, pernas, boca. E nunca há imitações de modelos ausentes, o que pode ocorrer é da criança lembrar-se dos movimentos um tempo depois, mas antes ela os viu. No final do período sensório motor começa a aparecer imitações em que a criança não esta presenciando os movimentos, que chamamos de imitação diferida.
O jogo simbólico é uma imitação do que a criança presenciou, e geralmente ela os reproduz fazendo algumas adaptações conforme os seus desejos. Criando situações em que ela passa a controlar e deixa de ser controlada.
O desenho, a criança faz desenhos realistas, mas na realidade ela produz mais oque ela sabe do que ela vê.
As imagens mentais são as imitações interiorizadas que a criança guarda. A imagem não é simplesmente uma copia da realidade, mas representa também um esforço de assimilação e de elaboração da realidade.
A linguagem é o sistema de representação mais complexo. A linguagem vai se tornando cada vez mais independente. A aquisição do léxico: palavras e conceitos
Quando uma criança começa a falar geralmente suas palavras tem significados diferentes, um adulto fala ‘’cachorro’’ e já a criança ‘’au-au’’. Essa designação é obtida lentamente. Depois de aprender a combinar os sons característicos de sua língua, a criança faz uso de suas primeiras palavras imitando um adulto.
A criança generaliza o significados das palavras para faz referencia a muitos outros objetos aos quais não é aplicado habitualmente e que podem não ter relação nenhuma com a palavra