Semiologia Baseada em Evidência
É a integração da experiência clínica individual com a melhor evidência externa disponível oriunda da pesquisa sistemática. A medicina baseada em evidência (MBE) reconhece que a literatura de pesquisa está constantemente mudando. A tarefa de estar constantemente atualizado é feita, de maneira mais fácil, incorporando como ferramenta a MBE, por meio da avaliação crítica das evidências, aplicando-as à sua prática diária.
Ela tem como objetivos melhorar a qualidade da assistência; promover o pensamento crítico; selecionar profissionais com a mente aberta para tentar novos métodos, comprovados cientificamente como eficazes e descartar os ineficazes ou nocivos.
Os Cinco Passos da MBE são:
1) Formular a pergunta clínica, que deve possuir os seguintes componentes:
- O paciente ou o problema em questão;
- A intervenção, o teste ou a exposição de interesse;
- A comparação das intervenções;
- O resultado de interesse.
2) Buscar a informação relevante:
-Utilizar as palavras-chaves;
-Escolher a base de dados bibliográficos;
-Conduzir a busca.
3) Avaliar criticamente a informação; adaptar a informação para o caso em questão; avaliar o desempenho.
4) Formular uma questão clínica derivada do problema do paciente em questão. Definir qual informação é necessária. Selecionar os melhores estudos. Avaliar criticamente a evidência disponível. Sintetizar a evidência.
5) Definir a força da evidência. Integrar a evidência com a experiência clínica e aplicar os resultados na prática clínica. Avaliar a própria performance como um médico que pratica Medicina baseada em evidência.
Atualmente, os profissionais de saúde estão progressivamente necessitando basear suas práticas na melhor evidência. A pesquisa literária é uma maneira de adquirir artigos para responder a uma questão específica.
Revisão Sistemática é uma forma de pesquisa na qual um apanhado de relatos sobre uma questão clínica específica, avalia e sintetiza as