Resenha- Cap 2 - Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media
SOUSA, J. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media, capt. 2. Porto, 2006. A comunicação faz parte do nosso dia-a-dia, é um fator integrante na nossa vida. O ser humano tem necessidade de se comunicar para viver em sociedade. Desde o “bom dia” que damos ao acordar, passando pela escolha de roupa que iremos usar, e conversas pelo Whatsapp, até na leitura de jornais podemos identificar pelo menos um ato comunicacional, assim como em cada ação feita no nosso dia. Por ser um assunto tão presente nas nossas vidas é de grande importância termos conhecimento de como é estruturado, para isso recorremos a estudos como a semiótica (ou semiologia) para podermos compreender melhor esse universo.
A semiótica(semiologia) é a ciência que estuda os signos, os sistemas dos signos, a relação entre eles, as pessoas que os utilizam e a cultura onde esses signos se inserem. Os principais objetivos dos estudos semióticos são explicar: os processos de geração de sentido; aquilo que os signos são; a relação entre os enunciadores, enunciados e receptores nesse contexto.
A semiótica integra várias disciplinas, entre elas: a pragmática(estuda em suma a interpretação das mensagens); a sintaxe (estuda a relação entre os signos); e semântica(estuda o significado dos signos). Saussure foi o primeiro a notar que um signo pode se dividir em duas partes significante e significado, cruamente o significante é a palavra e o significado é o conceito. Os signos podem ser ser divididos em: arbitrários(quando o signo não apresenta semelhança visual com o significante); miméticos(quando o signo apresenta semelhança visual com o significado) e icônicos(quando o signo representa visualmente o seu significado). Além disso para descrever o quanto o significante se aproxima do significado pode-se falar de coação e motivação, quanto mais motivado for o signo mais próximo do