neuroanatomia
A embriologia aqui é muito importante para aprendermos como as estruturas se relacionam, e o porque do nome de algumas estruturas e o porque das funções de cada uma.
A aula tratará do desenvolvimento do sistema nervoso, sobre a diferenciação das células nervosas e como elas se organizam, como o SN propriamente dito se divide e correlações clínicas.
O desenvolvimento embrionário: a embriologia é muito importante para entender porque que a anatomia é daquele jeito. É a partir da embriologia que a anatomia vai se definir. A embriologia do sistema nervoso central muda bastante e por isso, todo o processo deve ser BEM estudado. A parte de terminologia também, como as estruturas vão estar distribuídas e a correlação entre elas.
Se pensarmos nos seres primitivos, inclusive amebas, todos os neurônios se situam no meio externo. Porque? Essa é a forma que eles se comunicam com o meio externo. E no ser humano, o ectoderma (camada mais externa – pele) é a estrutura que vai estar em contato com o meio externo.
Então a partir disso, podemos concluir que o sistema nervoso se origina da ECTODERME.
A primeira estrutura que aparece, que irá formar o sistema nervoso, é a placa neural (é o primeiro indício, aparece no 20º dia de gestação). Por isso que é tão importante para a gestante evitar no primeiro trimestre, substâncias teratogênicas* porque é no 20º dia que o SNC começa a se formar. E essa placa neural, nada mais é do que um espessamento dessa camada chamada ectoderma, acima de uma outra estrutura que se chama notocorda.
Na primeira figura, verifica-se o espessamento da ectoderma = placa neural.
A notocorda fica no mesoderma, e é essa estrutura que vai mandar sinais para a ectoderma formar o SN a partir da placa neural. A notocorda vai se degenerar depois, e a única estrutura que fica, é uma parte do disco intervertebral (que será discutido futuramente...... Temos o corpo vertebral e o disco intervertebral. O disco é