SEMIO TICA trabalho
CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
TRABALHO DE SEMIÓTICA
NOMES: MARGARETE CRISTINA NEGRI E
MARTHA ALVIM TOLEDO SERGENTI
“O SIGNO – ISAAC EPSTEIN”
1- Explique a dupla articulação que podemos encontrar nas línguas naturais:
As línguas naturais se caracterizam através da dupla articulação, que nada mais é do que o artifício (ou dispositivo) que o homem desenvolveu, por tentativa e erro, no decorrer dos tempos, para transmitir um número muito maior de mensagens diferentes do que permite a sua capacidade sensorial, a capacidade de discriminar, a capacidade fisiológica, e a capacidade de produzir estímulos sonoros diferentes, para assim desenvolver a linguagem e toda a sua estrutura.
2 – Conceitue supersigno. Exemplifique.
Supersigno é o nome dado à união organizada e estruturada de signos, que ocorre para diminuir a lentidão do pensamento do homem, ampliando sua capacidade mental. Essa junção faz com que sua memória fique aliviada e o ajuda a elaborar “macetes” para se lembrar de frases, palavras, sílabas, fonemas, repertórios psicofísicos e sinais acústicos, de uma forma mais simples. Um exemplo de supersigno são as “palavras” que as crianças pequenas criam para se referirem e/ou lembrarem de alguma coisa: Ta-tá = papai; Ma-má = mamãe; Au-au = cachorro; bummm = carro; papá = comida.
3 – Com base no exemplo do livro, descreva o transporte curitibano sob o ponto de vista semiótico:
O transporte urbano na cidade de Curitiba obedece ordens numéricas e de cores um não muito semelhantes às da cidade de São Paulo; elas foram estabelecidas pela URBS, empresa assessora das companhias de viação da cidade.
Logicamente existem números que definem as áreas que são cobertas pelas linhas de ônibus, e cada inicial representa a região por onde o ônibus passa, mas não são eles que definem ou esclarecem o usuário de ônibus a toma-lo ou não: os nomes escritos na parte superior do ônibus é que valem em conta.
Há ainda o