Seminário Produção Mais Limpa Indústria de comida saudável
Disciplina: Seminários de Produção Mais Limpa
Desafio: Apresentar propostas de produção mais limpa na cozinha de uma indústria que pratica a alimentação saudável, onde sua matéria-prima principal são legumes e verduras.
Atualmente temos uma produção excessiva de resíduos, causando problemas e consequentemente prejudicando o meio-ambiente. Além dessa questão tem-se outra, o desperdício de verduras e legumes, pois em geral desconhece-se o valor nutritivo, assim como a forma correta de seu aproveitamento total. O Brasil produz uma variedade de verduras e legumes, mas uma boa parte do que se produz perde-se desde a colheita até o consumo, além dessas perdas temos outra que ocorre devido à falta de informação no preparo e manuseio correto dos alimentos.
Medidas como o bom armazenamento, a separação dos legumes e verduras estragadas dos bons, reduz o desperdício de forma considerável.
O aproveitamento integral dos alimentos é quando você usa um alimento em sua totalidade, ou seja, cascas, folhas, talos, sementes, raízes, polpas, etc. Fazendo sopas, caldos, sucos etc.
Deve-se armazenar as verduras e legumes em locais apropriados sob temperatura ideal de 4°C, dependendo das características do alimento e do tempo de maturação em que se encontra no momento da compra.
Reutilização da água
Reutilizar toda a água usada para a lavagem dos alimentos na limpeza do chão e de equipamentos.
Outra forma de economizar água é cozinhar os alimentos em vez de consumi-los crus. Segundo o portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), frutas, legumes e verduras que sofrerão ação do calor não necessitam de desinfecção;
Adubo/Compostagem
O que é?
A compostagem é a mistura de material vegetal (capim, poda de árvores, folhas, restos da cozinha, legumes e etc.), devidamente picado ou triturado, com esterco de animais (gado, cavalo, galinha, codorna, cabra, coelho e etc..), amontoado, umedecido e revirado, para promover a fermentação aeróbica