seminário integrador-gestão em saúde
EQUIPE: Aldyane Pinheiro Nonato
Bruna da Conceição Ferreira da Costa
Cristian Wellem Ferreira Dias Marcus Vinicius Oeiras Formigosa Rodrigo Nunes de Souza
Igarapé Miri – Pa
2013
1) LINHA DE PESQUISA
GESTÃO DE SAÚDE: Verificar o controle feito pelos administradores municipais na distribuição de recursos para a saúde especificamente para os hospitais (municipais) e postos de saúde e verificar a relação desses recursos na prestação dos serviços desses hospitais e postos (Indicadores).
Tema:
Programa Saúde da Família: uma análise da gestão no controle orçamentário para a eficiência do programa, no que diz respeito ao atendimento à população no município de Abaetetuba.
2) INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo descrever e avaliar a atuação do sistema de controle orçamentário dos repasses e da aplicação de recursos federais no programa Saúde da Família no município de Abaetetuba e contribuir com sugestões e recomendações para seu aperfeiçoamento. Desta forma, esses mecanismos se constituem um desafio aos órgãos de controle para garantir a boa e regular aplicação desses recursos públicos em benefício da população. Assim, como justificar a situação precária da saúde pública no Município de Abaetetuba. As instâncias de controle possuem um papel de fundamental importância para a melhoria da saúde e sua atuação deve ser avaliada.
Portanto, a alta materialidade, por si só, já justifica um trabalho que avalie a forma como tais recursos estão sendo aplicados. Além disso, a relevância de um bom e regular controle dos recursos da saúde para a população de Abaetetuba também consiste numa segunda, mas não menos importante,