seminário final
Introdução: este trabalho e uma alerta a comunidade. E uma preocupação de professores, gestores e profissionais da educação com a escala excedente do uso de agrotóxico e a contaminação do ambiente e o impacto a saúde publica. Nos últimos anos, discussões sobre a qualidade dos alimentos têm sido mais freqüentes em distintas áreas do conhecimento nos meios acadêmicos, nas conversas informais entre consumidores e na mídia. Contudo, embora presente em diversas discussões e meios, a definição de qualidade dos alimentos não parece ser simples e tampouco apresenta consenso entre os que a discutem.
Justificativa: nos últimos anos o Brasil vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxico no mundo. , e alguns dos componentes dos agrotóxicos são proibido por causar problemas a saúde. Foi feito um dossiê sobre o assunto. Mato grosso e o maior produtor de soja, milho, algodão, e gado bovino, e no ano de 2010 cultivou 9,6 milhões de hectares entre soja, milho, algodão e cana, e pulverizou nessas lavouras cerca de 110 milhões de litros de agrotóxico. É TRISTE, MAS É VERDADE!
Hoje, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Em média, cada brasileiro (isso inclui eu e você) consome 5,3 quilos de veneno agrícola por ano! Pesquisas mostram que alguns produtos como tomate, alface e morango são contaminados por agrotóxicos proibidos para o consumo. Muitos deles podem causar problemas hormonais e até câncer.
Objetivo: conscientizar a população que a maioria dos produtos contem agrotóxico.
Metodologia: O responsável pela merenda escolar tem essa preocupação. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a merendeira (o) pode ser capacitada (o) para se tornar uma excelente educadora (o) alimentar, junto com os professores da escola. Ao preparar e servir a merenda, essa grande profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares. Com a agricultura familiar temos uma