Seminário fernando collor de melo - economia
Nascido em 12 de agosto de 1949 no RJ
Politico, jornalista, economista, empresário e escritor
Deputado Federal, Prefeito, Governador e Presidente da República
Presidente mais jovem da historia do Brasil
Primeiro presidente eleito por voto direto do povo, após o Regime militar. Partidos:ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL (ARENA),PARTIDO DEMOCRATICO SOCIAL (PDS),PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB),PARTIDO DA RECONSTRUÇAO NACIONAL (PRN) Em uma eleição disputada, com a opinião pública dividida principalmente entre Collor, Lula, Leonel Brizola, Mário Covas, Paulo Maluf, Guilherme Afif Domingos e Ulysses Guimarães, conseguiu liderar o primeiro turno com 28,52% dos votos, levando a disputa ao segundo turno com Lula. Conquistou a vitória com 50,01% dos votos, 5,71% a mais que o adversário petista.
Ibrahim Eris (Economista) Presidente do Banco Central 03/1990 - 05/1991 Empresário e dono da Linvest Participações, gestora de recursos, cujo principal cliente é ele mesmo. Desde que deixou o governo, dedica-se ao mercado financeiro, assim como quase todos os ex-integrantes da equipe econômica do governo Collor.
Francisco Groos (Economista) Presidente do Banco Central 03/1991 - 11/1992 No seu segundo período à frente do Banco Central, Francisco Gros foi um dos principais integrantes da equipe econômica que elaborou e conduziu o programa de recuperação e abertura da economia brasileira iniciado em 1991. Conduziu também as negociações que levaram a acordos com o Clube de Paris em fevereiro de 1992 e com o FMI em junho do mesmo ano.
Zélia Cardoso de Melo (Economista) Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento 03/1990 - 05/1991 Confisco: Saldos em contas acima de 50 mil cruzados novos foram bloqueados por 18 meses Abertura: Reduziu alíquotas de importação, atraindo produtos estrangeiros para o mercado nacional, o que acirrou a competição Inflação: Acabou com a hiperinflação de cerca de 80% ao mês, mas houve recessão, aumento