Governo Sarney e Governo Collor
O presente trabalho contém informações a respeito da economia no período correspondente entre 1985 e 1992, dando ênfase nas medidas econômicas elaboradas nos Governos de José Sarney e Fernando Collor de Melo. Este trabalho integra-se ao seminário que compõe a nota da 3ª avaliação.
TERESINA
2014
SUMÁRIO
1.
1. INTRODUÇÃO
O período compreendido entre os anos de 1985 a 1992 teve como principal característica o combate a inflação. Isso foi tentado de diferentes formas, com uma série de planos econômicos. Entre eles destacam-se: Cruzado (1986), Bresser (1987),Verão (1989), Collor (1990) e Collor II (1991). Esses planos tinham por base o diagnóstico da inflação inercial, trazendo como principal elemento o congelamento de preços. Foi uma fase marcada por grandes oscilações nas taxas de inflação, seguido por períodos de sucesso e fracasso desses planos. Observou-se que a cada plano, a inflação caía menos e se acelerava com maior intensidade. A Nova República ficou então conhecida na memória dos brasileiros como uma época de grande frustração no terreno econômico. Todos esses processos se deram em um ambiente de democratização, que colocava novas pressões políticas e sociais, como exemplo, a elaboração da nova Constituição, o que dificultava ainda mais a estabilização. Outro fator de relevância era o contexto internacional em que o Brasil se encontrava, praticamente excluído do fluxo de capitais internacionais, o que impunha outras restrições ao processo de estabilização. É diante desse cenário que se inicia o governo de José Sarney que vai de 1985 a 1990.
2. O GOVERNO SARNEY
O Governo Sarney pode ser considerado como de transição entre o regime militar e a democracia, tendo como principal fator no cenário político a Assembléia Constituinte que seria responsável pela elaboração da nova Constituição. Foi