STOMP
Rafaela Maciel de Abreu
Sorocaba
31/Jul/2014
Stomp
O Grupo Stomp surgiu na cidade inglesa de Brighton, em 1991 e reúne artistas de várias nacionalidades, que se apresentam mundo afora. Eles realizam performances, produzem sons e ritmos musicais, utilizando sucatas e objetos diversos, como plástico, metal, madeira, vassouras, caixa de fósforos, latas de lixo, etc.
Stomp é um famoso grupo de dança percussão de rock que também se utiliza da dança e da dramatização de filmes em seus espetáculos. Seus integrantes usam o corpo e objetos comuns para criar performances teatrais físicas percussivas. Suas origens musicais remontam ao trabalho do Einstürzende Neubauten e Savage Aural Hotbed.
Não importa seu gosto musical, cabe tudo e um pouco mais nas apresentações do Stomp, jazz, dança clássica, pop, etc. é um grupo de atores de rua. Nos espetáculos, não há conotação política, nem pretextos; apenas o som produzido por objetos não convencionais.
Entre os artistas há um brasileiro, o percussionista baiano Marivaldo dos Santos, conhecido por fazer música a partir de objetos inusitados, como chaveiros, latas, tampas de latas de lixo, entre outros.
A palavra Stomp significa em inglês, batida de pés ou dança com passos duros, pode se referir a um subgênero distinto de teatro físico, onde o corpo incorpora-se a outros objetos como meio de produzir percussão e movimento que ecoa as danças tribais.
E é com muita energia que os integrantes do grupo Stomp apresentam-se em empolgantes espetáculos que mistura muita música, teatro e dança.
Atualmente, existem quatro elencos do Stomp, sendo dois na Inglaterra (um fixo e um para turnês mundiais) e dois nos Estados Unidos, seguindo a mesma filosofia. E é em Nova York no grupo fixo que o brasileiro Marivaldo dos Santos trabalha desde 1996. Compositor, músico percussionista e produtor, esse baiano de 40 anos consolidou sua carreira no