Seminário Economia do Entretenimento
Cauda Longa – Introdução e Capítulos 1 e 2
1. Por que os programas de televisão eram mais populares na década de 1970 do que os de hoje em dia?
Não porque eram melhores, mas porque tinham menos alternativas para competir pela atenção que o público que dedicava atenção à tela. O que supunham ser maré montante da cultura de massa tinha menos a ver com o triunfo do talento de Hollywood e mais com o espirito de rebanho da transmissão por broadcast. A grande vantagem do broadcast é sua capacidade de levar um programa a milhões de pessoas com eficiência sem igual, mas não é capa de fazer o oposto que é exatamente que a internet faz atualmente.
2. Qual o exemplo que o autor usa para explicar que até as categorias de produtos se incluem a economia da Cauda Longa?
Empresas como eBay (produtos usados) e Google (pequenos anunciantes).
3. Qual a solução que a indústria do entretenimento encontrou, no ultimo século, para as restrições que a estavam criando barreiras e restrições?
O foco no lançamento de grandes sucessos. Afinal, os hits enchem cinemas, não param nas prateleiras e mantêm os ouvintes e espectadores sem mexer nos dials ou nos controles remotos. É o efeito da combinação de conformismo e divulgação boca a boca. No entanto, quase todos querem mais do que apenas hits. As preferências de todas as pessoas em certos pontos se afastam da tendência dominante. Quanto mais exploramos as alternativas, mais somos atraídos pelas variantes. Infelizmente, nas últimas décadas, as alternativas foram relegadas as margens por poderosos veículos de marketing, feitos sob medida para indústrias que deles precisam como questão de vida ou morte. 4. Quais foram as varias tecnologias que contribuíram para a difusão da cultura no século XIX?E o que elas geraram?
Em meados do século XIX, surgiram varias tecnologias que contribuíram para a difusão da cultura. Primeiro, a melhoria dos recursos de impressão possibilitou a expansão da