Seminário Casos Históricos - Barragem de Camará
Barragem de Camará
Guilherme Rezende Barros
UFG, Goiânia, Brasil, grezendebarros@gmail.com
Henrique de Alencar Faria
UFG, Goiânia, Brasil, henriquealen@gmail.com
RESUMO: A tragédia ocorrida em Alagoa Grnade no estado da Paraíba com a ruptura da barragem de Camará foi um marco na história do Brasil. Nosso objetivo por meio deste artigo é levantar os pontos da construção e manutenção do empreendimento no local que vieram a culminar na ruptura da barragem e nas consequencias, sociais e ambientais, que esta acarretou à região, analisando os fatos com um olhar cientifico para entender o que provocou o incidente.
PALAVRAS-CHAVE: Camará, Alagoa Grande, Ruptura,
1 INTRODUÇÃO
Com o atual desenvolvimento da sociedade e o aumento da população mundial a necessidade de consumo de energia elétrica e água potável vêm em uma crescente exponencial. Uma maneira de se suprir estas necessidades da sociedade é a construção de barragens. Obras de barragens exigem uma cautela muito grande tanto na fase de projeto quanto na fase de execução, isto se deve devido aos grandes impactos ambientais e sociais gerados devido a uma ruptura. Neste artigo será abordada a ruptura ocorrida na Barragem Camará no Rio Riachão, divisa entre os municípios de Alagoa Grande e Areia no estado da Paraíba no mês de Julho de 2004. Esta barragem tinha como objetivo acumular água para abastecer os municípios vizinhos no período de seca.
2 DADOS DA BARRAGEM
A construção da barragem de Camará teve início em junho de 2000 no Rio Riachão que faz divisa entre os municípios de Alagoa Nova e Areia. A barragem era do tipo de gravidade em concreto compactado a rolo, com coroamento na cota 465m e bacia de dissipação na elevação de 416m. Sua face montante era vertical e feita em concreto convencional e sua face à jusante tem inclinação de 0,41: 1 (H:V) da crista até a elevação 457m e daí para baixo tinha inclinação de 0,8:1. Sua